FLEXIBILIDADE: O SEGREDO DE UM BOM WETSUIT

FLEXIBILIDADE: O SEGREDO DE UM BOM WETSUIT

Publicado por: Felipe Publicado: 02/12/2023 12:20 Visitas: 319 Comentários: 0

 

A flexibilidade é um fator importante para os nadadores que conseguem manter a posição horizontal, pois permite que se movam livre e naturalmente na água. Esses atletas não querem que sua biomecânica de natação seja afetada pela roupa de neoprene que vestem. 

 

Alcançar elasticidade ou flexibilidade é uma das características mais importantes de uma roupa de neoprene. Nas roupas de neoprene de triatlo, a flexibilidade evita que a roupa interfira na biomecânica e ajuda o atleta a conservar energia. Em águas abertas, roupas de neoprene mais flexíveis permitem que os nadadores nadem naturalmente e se movam livremente na água.

Para avaliar a elasticidade de uma roupa de neoprene, três fatores essenciais devem ser considerados em seu design e construção: o tipo de neoprene utilizado, seu forro interno e sua espessura.

 

Tipo do Neoprene

Os diferentes painéis que compõem uma roupa de neoprene são compostos por diferentes materiais. Cada combinação de materiais tem uma capacidade de estiramento diferente e requer mais ou menos força para que os painéis se estiquem e recuperem a sua forma. A fabricante Orca analisou e comparou painéis de 1,5 mm de diferentes materiais em seu alongamento máximo.

Yamamoto 44, material exclusivo da Orca, é a opção mais elástica com 1,5mm de espessura, esticando até 513% em relação ao seu formato original. Em seguida vem o neoprene Yamamoto 40, com 383% de elasticidade, muito utilizado nos ombros e axilas dos wetsuits da linha Apex. O neoprene Yamamoto 39, usado em wetsuits da linha Athlex, atinge 307% de elasticidade; e Yamamoto 38, com 200% de elasticidade, consegue um equilíbrio entre elasticidade e compressão na parte inferior do corpo.

 

 

Forro interno

As propriedades elásticas do forro interno de um wetsuit são essenciais para conseguir uma roupa flexível. A tecnologia Infinity Skin, que é confeccionadoa em náilon e fibra de bambu, possui 283% de elasticidade, alcançando a mais alta qualidade em termos de flexibilidade.

Por outro lado, o forro interno térmico Thermal X, que se destina a proporcionar o máximo isolamento ao nadador, atinge 217% de elasticidade.

Por fim, o forro Hydrolite, com 170% de elasticidade, é um forro compressivo que melhora a vedação da roupa no pescoço e nas extremidades para evitar a entrada de água.

 

 

Espessura

Cada painel de um wetsuit deve ter espessuras diferentes dependendo das propriedades que procura: flexibilidade, isolamento térmico ou flutuabilidade. Uma espessura de 1,5mm é utilizada nos ombros e axilas, alcançando 217% de elasticidade. Painéis de 2mm, com elasticidade de 197%, são colocados nos braços. Geralmente são utilizados painéis de 3mm, com 177% de elasticidade, no peito e nas costas e painéis de 5mm, com 130% de elasticidade, nas pernas para melhorar a flutuabilidade e a estabilidade do nadador.

 

 

Em última análise, ter bastante flexibilidade ao nadar em águas abertas ou competir no triathlon não só permitirá que você tenha o melhor desempenho na água, mas também economizará energia e evitará possíveis lesões enquanto desfruta de total liberdade de movimentos.

Quer conhecer um pouco mais de cada modelo de wetsuit da Orca, confira no nosso site, clicando aqui

Qualquer dúvida que você tenha na escolha do seu wetsuit pode entrar em contato a gente via whatsapp

 

Texto publicado em: https://www.orca.com/en-us/blog/orca-lab-flexibility

Tradução: livre

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.