FLUTUABILIDADE, A CHAVE PARA UMA MELHOR POSIÇÃO NA ÁGUA E ECONOMIA DE ENERGIA

FLUTUABILIDADE, A CHAVE PARA UMA MELHOR POSIÇÃO NA ÁGUA E ECONOMIA DE ENERGIA

Publicado por: Felipe Publicado: 24/01/2024 18:06 Visitas: 1309 Comentários: 0

 

A flutuabilidade de um wetsuit é a sua capacidade de flutuar na superfície da água. Em um traje de neoprene, isso pode nos beneficiar de diferentes maneiras ao nadar.

Para nadadores que precisam de mais apoio em seu nível de habilidade, a flutuabilidade pode ajudá-los a corrigir sua forma na água, uma vez que a flutuabilidade do traje eleva a posição de seus corpos. Em modelos como o Apex Flow e Athlex Flow, a Orca incorpora máxima flutuabilidade nas pernas, de modo que nadadores que têm dificuldade em manter as pernas elevadas por conta própria possam melhorar sua técnica de chutes e alcançar uma posição mais hidrodinâmica que aumenta sua velocidade.

Para nadadores com técnica avançada, a flutuabilidade de um traje de neoprene pode ajudá-los a manter sua forma natural sem gastar muita energia, permitindo poupar a intensidade da sua pernada. Os trajes de neoprene Apex Float e Athlex Float permitem a esses nadadores manterem suas posições na água sem gastar esforço excessivo.

A Orca adapta a flutuabilidade de seus trajes de neoprene de acordo com o objetivo de cada tipo de nadador, combinando diferentes espessuras de neoprene, construções especializadas e forros internos.

Espessura do Material

Os painéis que compõem um traje de neoprene têm espessuras diferentes, dependendo do que se pretende alcançar com o traje. As espessuras alteram a flutuabilidade do traje de neoprene, ou seja, quanto mais espesso o painel, maior a flutuabilidade do material naquela área. Os painéis mais espessos usados pela Orca têm 5 mm, proporcionando a maior flutuabilidade, e os de 4 mm, com uma flutuabilidade ligeiramente menor. Na maioria dos casos, ambos são colocados na área das pernas.

Painéis de 3 mm geralmente são colocados nas áreas do peito e das costas, enquanto os de 2 mm são destinados aos braços. Para alcançar uma maior elasticidade, escolhe-se a espessura mínima de 1,5 mm, utilizada nas áreas dos ombros e axilas.

Diferentes espessuras podem ser combinadas e aplicadas em qualquer parte do traje para alcançar o benefício desejado em cada parte específica do corpo.

Construção

As diferentes construções de cada painel também podem alterar a flutuabilidade do traje de neoprene. Uma combinação de tipos específicos de neoprene, tecido e espuma pode reduzir a densidade e a absorção de água do material, conferindo-lhe maior flutuabilidade.

A Orca desenvolveu suas próprias tecnologias e construções que aprimoram a flutuabilidade de seus trajes de neoprene. A tecnologia Aerodome 2 combina uma camada externa de neoprene, uma camada intermediária de espuma e outra camada interna de neoprene, melhorando a flutuabilidade do traje. O traje de neoprene Athlex Flow utiliza essa tecnologia na parte inferior do corpo, auxiliando na melhoria da postura do nadador.

A tecnologia Exo-Lift começa com uma construção semelhante, mas utiliza um tecido específico entre as camadas de neoprene que impede a saturação de água, resultando em 0% de absorção e máxima flutuabilidade. Essa tecnologia é usada na área das pernas do Apex Flow e no torso do Apex Float.

Além dessas duas tecnologias, a Orca utiliza uma série de outras construções para complementá-las e combiná-las, a fim de alcançar a flutuabilidade desejada.

Forro Interno

O forro interno de um traje também desempenha um papel importante em sua flutuabilidade. Para alcançar a maior flutuabilidade possível, é importante que um traje de neoprene repila a água e que sua densidade permaneça intacta, impedindo que ele afunde.

A tecnologia Exo-Lift possui um revestimento especial que permite atingir 0% de absorção, além de uma camada intermediária entre as duas camadas de neoprene, como já vimos. A tecnologia Aerodome 2, por outro lado, possui camadas revestidas mais finas, que conseguem reduzir a absorção de água para 3%, em comparação com a média de 10% de absorção do neoprene típico.

Dentro da linha de produtos da Orca, você pode escolher entre várias opções, dependendo do nível de flutuabilidade e de outras características que você procura:

Triathlon:

Apex Flow: Alta flutuabilidade, elasticidade e desempenho.

Apex Float: Alta flutuabilidade e desempenho.

Athlex Flow: Flutuabilidade e elasticidade.

Athlex Float: Flutuabilidade.

 

Texto publicado em: https://www.orca.com/en-int/blog/orca-lab-buoyancy

Tradução livre

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.